saúde, pois possibilita que os indivíduos e grupos sociais ampliem seus conhecimentos a Os conteúdos retratam a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos. A proposta teórico-metodológica que orienta a prática educativa descrita neste trabalho pressupõe a necessidade de uma reorientação permanente da ação o que implica em um processo de planejamento dinâmico. A realização desse tipo de proposta pressupõe incorporar nas práticas educativas os conhecimentos produzidos pelos sujeitos envolvidos, valorizar a troca de experiências e saberes entre profissionais de saúde e população e, propor a incorporação do planejamento participativo nas práticas educativas. 1º É instituído o Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os … É necessário que haja vinculo entre os objetivos gerais. – Percepção e compreensão reflexiva e critica das situações didáticas no seu contexto histórico e social; – Compreensão crítica do processo de ensino (competência para transmissão e assimilação dos conhecimentos); – Compreensão da unidade: objetivos-conteúdos-métodos tarefas importantes de planejamento, direção do processo de ensino e aprendizagem e avaliação. Garcia, PPNS, et al. Tendo em vista que se trata de uma pesquisa com abordagem participativa, ao final houve a preocupação da devolutiva dos achados. A educação em saúde deve ser compreendida como atividade principal na promoção da saúde para desenvolver autonomia, responsabilidade, prática social crítica e transformadora. O processo mental não pode ser decomposto em partes ele é constituído do todo. Ele precisa sim, conhecer no mundo existe o conhecimento do computado, a cibernética, da física quântica, no sentido de elevar o mínimo necessário de conhecimento para que ele possa competir em igualdade com os demais. Os consumidores têm direito à qualidade dos bens e serviços consumidos, à formação e à informação, à proteção da saúde, da segurança e dos seus interesses económicos, bem como à reparação de danos. A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede de educação popular e saúde.São Paulo (SP): Hucitec; 2001. p.261-81. Refletem as opções políticas e pedagógicas dos agentes em face das contradições sociais existente na sociedade. (SALCI et al, 2013), No caso da Doença Falciforme, a educação em saúde está preconizada pela Habilidades, atitudes e convicções. O Caráter educativo do processo de ensino e o ensino crítico. O professor precisa conhecer as dificuldades dos seus alunos. envolvem o processo de saúde-doença. Para isto, as práticas educativas em saúde são preconizadas numa vertente dialógica, 5 – Garantir a solidez dos conhecimentos. A didática passa a ser mediadora da base teórico-científica da educação escolar e da prática docente. Deve assegurar ao aluno um sólido domínio do conhecimento e habilidades, o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, de pensamento independente, crítico e criativo. emancipadora, participativa, criativa e ancorada na subjetividade inerente aos seres Objetivo Geral: Fortalecer a prática profissional do enfermeiro nas dimensões do cuidar, gerenciar, ensinar e pesquisar, contribuindo para a concretização das políticas públicas, … A técnica de coleta de dados utilizada com os professores foi uma adaptação do mapa falante. Educação em Saúde - Planejando as Ações Educativas (Teoria e Prática) NES / PROG. Aprendizagem escolar: Processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino. Qualquer que seja a forma do estudo dirigido devem observados alguns requisitos: Ter claro os objetivos e os resultados esperados, corresponder aos conteúdos da matéria, observar o tempo disponível , ter os meios de trabalho à mão ( livros, mapas, ilustrações, dicionários, Atlas, etc. São eles: o amor, a fé, a confiança, a esperança. A cinentificidade e sistematicidade devem ser compatíveis com as condições prévias com as quais os alunos se apresentam em relação à assimilação de novos conteúdos. O campo da Educação e Saúde tem uma história fortemente influenciada pelo higienismo, doutrina que remonta o século XIX, tendo sido inspirada pela revolução bacteriana. 2 o A partir da vigência desta Lei, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, com base no Plano Nacional de Educação, elaborar planos … A realização de atividades educativas proporciona uma maior aproximação da The recital theoretician-methodological is based on the critical pedagogy in a Paulo Freire perspective and proposal the Shared Construction of the Knowledge. : Ligar teoria à prática não significa ensinar ao aluno só “conhecimentos práticos”. O presente trabalho tem como objetivo descrever todas as aulas de Prática Educativa em Saúde dada até o presente momento no … Concepções críticas e participativas têm conquistado espaços e progressistas, sobretudo da igreja católica (SEVALHO, 2017, p.05). Neste ponto, encontra-se a importância dos programas oficiais. Trabalho docente que dá unidade ao binômio ensino-aprendizagem. A coleta de dados com os educandos foi a técnica do World Café. A elaboração de objetivos pressupõe, da parte do professor, uma avaliação crítica das referências que utiliza, batiza pelas suas opções em face dos determinantes sócio-políticos da prática educativa. Eles influem na reformulação ou modificação dos objetivos e conteúdos. Realizar práticas educativas a partir dos interesses e necessidades percebidos pelos moradores, não significa abrir mão de sugerir algum tema ou atividade, no entanto, qualquer proposta sugerida será incorporada como atividade apenas se priorizada pelo grupo como um todo. Assim, para garantir o processo das capacidades intelectuais dos educandos no processo de ensino, professor segundo Libânco, deve planejar suas aulas, traçando os objetivos, controlando e avaliando o processo dos alunos. Ou seja, o enfermeiro deve estar sistematicamente avaliando e reorientando o planejamento das ações a serem desenvolvidas a partir da observação da realidade, dos interesses e necessidades identificados. Os achados foram analisados sob a luz do teórico Paulo Freire, por meio da análise de conteúdo do tipo temática. 4 – Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem. O Projeto tem como objetivos gerais: contribuir para o reconhecimento por parte da comunidade da correlação entre processo saúde-doença e cidadania; facilitar a integração entre a … 3 – Método de elaboração conjunta ( professor x aluno). Paulo. São aquelas que complementam os métodos de ensino e concorrem para assimilação ativa dos conteúdos. Portanto, pretende-se neste artigo refletir quanto à importância da prática educativa a partir da extensão universitária como forma de cuidado na Enfermagem em Saúde Pública, considerando os eixos teóricos já apresentados. Isso inclui a gestão de recursos … No sentido de concretizar uma proposta educativa voltada para o desenvolvimento de processos de construção compartilhada do conhecimento, foram estabelecidos os seguintes eixos de ação: manutenção de um processo permanente de interação/interlocução; realização de práticas educativas desenvolvidas a partir dos interesses e necessidades percebidos pelos moradores, planejamento de atividades com participação de grupos de moradores e avaliação permanente das atividades entre todos os sujeitos envolvidos. Portanto, os conteúdos programáticos devem ser definidos a partir da situação dos sujeitos no mundo que se manifesta nas suas formas de agir. Parece-nos que o diálogo, o ouvir o outro, partir dos saberes e práticas do outro, são elementos fundamentais em qualquer processo educativo e de produção de conhecimentos, sendo também, princípios muito próximos a algumas experiências de extensão. Os hábitos: São modos de agir relativamente automatizados que tornam mais eficaz o estudo ativo e independente. Parece-nos que o Projeto tem caminhado nesse sentido, facilitando o acesso da comunidade a informações voltadas para o campo da Saúde Pública; além da articulação com atividades de ensino de graduação e pesquisa em Enfermagem. A Didática é o principal ramo de estudo da Pedagogia. - Troca de experiências e construção de conhecimento entre o saber técnico e o saber popular, o que pressupõe que os diversos saberes são apenas diferentes, e não hierarquizados e que a experiência vale tanto quanto a teoria. Isso é utópico, mas muitos professores utilizam o sistema de negação como justificativa de que o aluno não conseguirá). cuidado de pessoas, grupos e comunidades, bem como no exercício do controle social. O processo de ensino, ao mesmo tempo em que realiza as tarefas de instrução de criança e jovem, é o processo educativo. This study is a reflection about the educative practices importance as a care form in Public Health Nursing, from the experience developed in the Project of University Extension: Learning and Teaching with the Alto Simão, of the College of Nursing of the University of the State of the River of Janeiro - UERJ. Execução: coleta de dados e observação do material; Exploração dos resultados e avaliação; tratamento dos dados coletados do processo. 3. Por vezes, esse levantamento, que é a base para o planejamento das atividades é realizado durante a própria atividade educativa com sugestões do grupo sociais desta localidade envolvido na atividade. Fazer uma leitura destacando a pontuação do texto. OBJETIVO GERAL DO MÓDULO Compreender e aplicar os fundamentos necessários para o desenvolvimento das ações educativas em saúde inerentes à prática da enfermagem em diferentes grupos sociais e cenários de aprendizagem. possibilidades metodológicas de atuação (SALCI, 2013). Podemos dizer assim que o conteúdo determina o método, pois é a base informativa concreta para atingir os objetivos. CAPÍTULO III. A atividade dos alunos receptiva, mas deve-se ter o cuidado em mobilizar a participação ativa dos alunos no processo. Atividade autônoma e independência não significa deixar o aluno “trabalhar sozinho” sem orientação como objetivo de mantê-lo sempre “ocupado”. IMPORTANTE: O trabalho docente é uma atividade que envolve convicções e opções sobre o destino do homem e da sociedade – tem haver diretamente com o nosso relacionamento com os alunos. JavaScript está desabilitado no seu navegador. Observou-se que, ainda hoje, as práticas educativas nos serviços de saúde obedecem a metodologias tradicionais, não privilegiando a criação de vínculo entre … II.Sem humildade não há diálogo, pois a autossuficiência impede a aproximação necessária ao diálogo. Em sua história, a Enfermagem parece ter sido bastante influenciada pelo higienismo adotando abordagens de Educação em Saúde pautadas por um referencial autoritário e, tradicional(2). Cursos online gratuitos com material e certificado incluídos. : Não se restringe, assim, a visitas, passeios e/ou excursões. O ato de aprender é um ato de conhecimento pelo qual assimilamos mentalmente os fatos, fenômenos e relações do mundo, de natureza e da sociedade. Os professores precisam dominar, com segurança, esses meios auxiliares de ensino, conhecendo-os e aprendendo a utiliza-los. II – apresentar objetivos estatutários e plano de trabalho compatíveis com os princípios desta Lei; III – estar regularmente constituída; IV – demonstrar a idoneidade de seus dirigentes. De acordo com o autor, “o professor está educando, estimula o desejo e o gosto pelo estudo, mostra a importância dos conhecimentos para a vida e para o trabalho, exige atenção e força de vontade para realizar as tarefas cria situações estimulantes de pensar… (p.99). Santos BS. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:. A abordagem construtivista(9) por sua vez pressupõe que o conhecimento seja construído através da reflexão crítica de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, a partir de nossas experiências prévias, estruturas mentais e crenças. Sendo assim, é também um espaço potencial de troca de experiências e saberes, de incorporação de interesses, os quais podem indicar inovações conceituais, suscitando novas formas de pensar, de saber e de fazer Enfermagem. (comentário: não pode negar o conhecimento como justificativa de que ele não irá conseguir). p.848). 3402 palavras 14 páginas. Outras formas de trabalho independente são as chamadas fichas didáticas, a pesquisa escolar e a instrução programada. A prática educativa e especialmente os objetivos e conteúdo do ensino e o trabalho docente, estão determinados por fins e exigências sociais, políticas e ideológicas. O processo pedagógico orienta e educação para as suas finalidades específicas, determinada socialmente mediante a teoria e a metodologia da educação e instrução. Há influência de fatores afetivos e sociais; Os conteúdos e as ações mentais dependem da organização lógica (seqüência progressiva dos conceitos, idéias, habilidades, em níveis crescentes de complexidade) e psicológica (adequação ao nível de desenvolvimento físico e mental), Aqui há uma necessidade do tempo e trabalho do professor para concretização da aprendizagem.