7. Para ele, a cultura organizacional tem um papel fundamental na motivação dos trabalhadores. A cultura organizacional é, portanto, um conceito que demonstra o conjunto de comportamentos, hábitos e conduta praticados pelos colaboradores de uma empresa. Para essa teoria, o homem é um indolente e preguiçoso por natureza. Estes dois primeiros níveis constituem as necessidades primárias. WebPor mais que seja um conceito simples, é muito comum ver empresas que possuem dificuldades em defini-lo. Daí a exigência de exames, concursos e diplomas como instrumentos de base à admissão e promoção; As relações informais não têm razão de existir. Quanto a manifestação da cultura esta pode ser expressa, como por exemplo, pela forma como a empresa se apresenta aos seus clientes. As companhias podem optar pelo controle de ponto virtual, no qual os colaboradores conseguem fazer o registro da jornada de trabalho via smartphone e outros dispositivos móveis, de onde estiverem. Surge então a Teoria das Decisões, fundada por Herbert Simon, na qual busca explicar o comportamento de cada indivíduo dentro de uma organização. No RH, essa metodologia funciona como uma facilitadora, ajudando a maximizar as tarefas de cada um dos subsistemas, e potencializando os … Porém, como são apenas satisfatórios, não podem levar à satisfação se atendidos. WebBennis, segundo Chiavenato (2003), critica a burocracia considerando ultrapassado o seu sistema de controle, que não é capaz de resolver os conflitos internos. Conjunto de agentes públicos que devem obedecer aos procedimentos determinados e à rígida hierarquia e à separação de funções. Esse modelo propõe a valorização do funcionário, seu crescimento profissional e a integração das equipes. Para que ela seja clara e eficiente, é necessário que seja compreendida e aplicada por todo o quadro de funcionários, principalmente, pela liderança. 3a ed [1], Seu ponto crítico é a relatividade: todos os indivíduos possuem as mesmas necessidades e estas são hierarquizadas. Termo este que foi introduzido por Simon, atenuando-se o conceito de homem econômico. Para que o funcionário compreenda o conjunto de comportamentos praticados na companhia, todos os integrantes dela, não importando o cargo que ocupam, devem praticá-los diariamente. A "Teoria de Burocracia na Administração" (mais tarde denominada "Staff", do Inglês), é uma teoria sociológica de MAX WEBER. Categorização como base do processo decisório – A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade. Conheça alguns exemplos de cultura organizacional em grandes empresas, Controle de jornada e cultura organizacional, Software para tratamento de ponto eletrônico. A esse fenômeno, Merton denomina de disfunções da burocracia, que serão descritas a seguir, segundo Chiavenato (2003), como internalização das regras e apego aos regulamentos, excesso de formalismo e de papelório, resistência às mudanças, dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público. O surgimento de ideias e conclusões, que trazem uma nova perspectiva do homem, foi de extrema importância para a formação da teoria comportamental. No entanto, como ressalta Maximiano (2000), Weber não definiu um modelo padrão para ser aplicado, apenas esquematizou as principais características da burocracia existente. WebSegundo Chiavenato (2000, p.95): O Clima Organizacional refere-se ao ambiente interno existente entre os membros da organização e está intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes. Por isso mesmo, ela é importante para você definir como a sua empresa se posiciona e se diferencia no mercado. A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Quase paralelamente à Administração Científica, surgiu a Teoria Clássica de Henri Fayol (1841-1925). Esses fatores podem ser o salário, benefícios sociais, tipos de chefia, supervisão, condições físicas de trabalho, as políticas e diretrizes da empresa. Surge a tendência à utilização intensa de símbolos de status para demonstrar a posição hierárquica dos funcionários (diferentes tipos de uniformes, diferentes tamanhos de mesas e poltronas, localização da sala, do banheiro, do estacionamento, do refeitório, etc.). Aqui existe a plena consciência de que a empresa só existe devido ao trabalho dos colaboradores e sua dedicação para a conquista dos objetivos do negócio. é um especialista, ou seja, cada funcionário é especializado nas atividades do seu cargo; é assalariado - os funcionários da burocracia participam da organização e recebem salários correspondentes ao cargo que ocupam; não possui a propriedade dos meios de produção, o administrador profissional administra a organização em nome dos proprietários; é fiel ao cargo e identifica-se com os objetivos da empresa, o funcionário passa a defender os interesses do seu cargo e da sua organização. Em relação a este parágrafo acrescente-se que para Merton, não existem uma organização totalmente racional e o formalismo não tem a profundidade descrita por Weber. De acordo com Chiavenato (2003, p. 254-255), na teoria administrativa, a abordagem estruturalista surgiu com o crescimento das burocracias, em uma perspectiva de análise que vai além dos fenômenos internos da organização, visão pela qual as escolas de até então se restringiam. Visão. A empresa nasceu com o propósito de ser diferente dos seus concorrentes e preza pela integração de colaboradores e clientes. 5a. [2]É uma área do conhecimento … Nossa vida seria impossível sem a existência tais dispositivos, uma vez que eles disponibilizam previamente aos indivíduos determinados protocolos de ação, ou seja, orientação. WebO presente trabalho fará uma abordagem sobre o tema de desenho departamental, que faz parte do segundo processo administrativo chamado organização. A cultura organizacional se tornou um dos critérios de avaliação dos melhores talentos do mercado de trabalho. Segundo Berganini (2008, p.108): 6. A organização espera que o empregado obedeça a sua autoridade, a em contrapartida o empregado espera que a organização possua atitudes corretas e justas com ele. Cada vez mais, os profissionais estão buscando oportunidades de emprego em empresas nas quais tenham identificação com a missão, valores e propósitos do negócio. Segundo Chiavenato (2003), enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Qual o papel do RH na conversação da cultura organizacional? Sem a administração, as pessoas contrastariam esses objetivos empresariais. Segundo ele, cada época social caracterizou-se por um determinado sistema político e por uma elite dentro de determinada Cultura que, para manter essa Cultura e consequentemente o poder dessa Cultura "Estatal", e a sua também consequente legitimidade, desenvolveu um determinado aparelho ou estabelecimento - administrativo *Staff "(do inglês) para servir de suporte à sua autoridade e manter a sociedade nessa Educação, Administração e Cultura que é Dinâmica em toda Sociedade, ela não para o tempo e espaço devendo ser e estando a modernizar-se para sua sobrevivência e legitimidade evolutiva, segundo Max Weber. A teoria de Maslow parte do princípio de que a motivação surge de um conjunto de necessidades que estão dispostas na forma de uma hierarquia de importância, que pode ser visualizada como uma pirâmide. Muito mais do que contar com bons profissionais, a gestão dos colaboradores precisa ser feita corretamente para que eles caminhem ao lado da empresa em seu propósito. A facilidade de substituição daquele que é afastado e os critérios de seleção apenas pela competência técnica garantem a continuidade do sistema burocrático, evitando o nepotismo. [2], Como já foi dito, a teoria comportamental foi muito importante para o conteúdo da TGA. Como essas condições são gerenciadas e decididas pela empresa, os fatores higiênicos estão fora do controle dos trabalhadores. Ele distinguia três tipos de sociedade e autoridade, descritas a seguir. WebLiderança é considerada a habilidade de motivar, influenciar, inspirar e comandar um grupo de pessoas a fim de atingir objetivos.. A natureza e o exercício da liderança têm sido foco de pesquisas do homem ao longo da sua história. Para Gehlenite a razão de ser mais profunda da existência das instituições é que elas nos proporcionam não apenas eficácia, mas também um tipo específico alívio psicológico (Entlastung) pelo fato de não termos de decidir, a cada momento e sempre novamente, como orientar nossas decisões. Fatores de satisfação são os que demonstram os sentimentos mais positivos do profissional em relação ao trabalho” Chiavenato (2002). Uma dúvida bastante comum é como começar a estruturação da cultura organizacional de uma empresa. 1 - a) Externo, interno e misto. Um ponto importante de se destacar é que a missão, a visão e os valores de uma companhia não são definitivos. Ela deve traduzir a missão, a visão e os valores da companhia. O sistema de comunicação é precário, ocorre sempre de forma vertical, no sentido descendente. Na sociedade carismática (partidos políticos, grupos revolucionários, nações em revolução), onde geralmente existem características místicas, arbitrárias e personalísticas; a autoridade (carismática) que a preside é justificada pela influência de um líder detentor de qualidades que o destacam. O objetivo da empresa é o foco nos lucros ou existe uma causa por trás do negócio? As pessoas não são, de forma inerente, resistentes às necessidades das organizações. Os recursos eram mal aproveitados e desorganizados, portanto havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituição do empirismo por métodos científicos, que assim poderiam ser comprovados por cientistas. Despersonalização do relacionamento – A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre funcionários, já que enfatiza os cargos e não as pessoas. O controle de ponto, por exemplo, é obrigatório em todas as empresas a partir de 20 funcionários. A facilidade de substituição daquele que é afastado e os critérios de seleção apenas por competência técnica garantem a continuidade do sistema burocrático e este último evita o nepotismo. Fatores higiênicos ou extrínsecos: aqueles que se localizam no ambiente em torno das pessoas e abrangem as condições nas quais desempenham seu trabalho. Um clima leve e positivo aumenta a produtividade, enquanto um clima pesado reduz muito o rendimento. Todos os clientes são atendidos de forma padronizada, de acordo com regulamentos e rotinas internas, o que também ocasiona irritabilidade no público, devido a pouca atenção, descaso ou retoricas repetitivas em caso de necessidade de que seja solucionado possíveis divergências ou problemas atípicos. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. v. 1.572p. Para entender como ela se aplica no mundo dos negócios, é importante saber o que é cultura de maneira geral na sociedade. O clima organizacional afeta diretamente a produtividade da equipe. Páginas para editores sem sessão iniciada saber mais. Oferecer uma boa remuneração e benefícios para os colaboradores não é suficiente para que muitos profissionais se mantenham em uma companhia ou escolham trabalhar para ela. Em Chiavenato (2003), são expostos vários conceitos acerca do significado de sistema, mas, em síntese, sistema é um conjunto de partes interdependentes que formam um todo integrado. Não há comunicações laterais, e estas são vistas como prejudiciais aos objetivos da empresa, sendo vetadas as organizações informais. A lei representa o ponto de equilíbrio último, ao qual se devem reportar as regras e regulamentos, constituindo aplicações concretas de normas gerais e abstratas; A burocracia, em qualquer organização, é estabelecida seguindo o princípio da hierarquia. Leis Trabalhistas: confira tudo que sua empresa precisa saber. Então, continue a leitura! Esses fatores dependem das tarefas que os trabalhadores realizam no seu trabalho. O clima organizacional pode ser avaliado como positivo ou negativo, pois o profissional pode fazer essa análise de acordo com o que vivencia no dia a dia da jornada de trabalho. Possuir a descrição da cultura organizacional é importante para guiar os novos colaboradores e se comunicar com o público externo, porém, muito mais importante que descrever a cultura organizacional, é compreendê-la para que seja condizente com a rotina da companhia e dos colaboradores. Na relação Hierarquia Social e Autoridade. As necessidades sociais, como a procura de associação, participação, aceitação, amor etc., encontram-se no terceiro nível. As comunicações já fluem facilmente e são vistas como um meio positivo e eficiente. A cultura organizacional de uma empresa abrange a definição da missão, valores, propósito e também das regras de conduta que devem ser seguidas pelos colaboradores. Noções estas, que fazem com que o indivíduo tenha que abandonar algumas decisões, as mais racionais possíveis, em virtude de outras. Ele descreveu um tipo de estrutura burocrática acreditando que fosse comum à maioria das organizações formais. Porém, para que toda empresa atinja seus objetivos ela deve calcular e planejar antecipadamente a sua produção, sendo que ao mesmo tempo deve existir também o … A teoria comportamental ou behaviorismo, para Motta, tem grande importância na teoria das organizações, pois se percebe que ela rompe com os enfoques antigos da Escola Clássica e da teoria das relações humanísticas.[2]. Ele consiste nos princípios que todos os integrantes da empresa devem seguir. A principal contribuição da TRH foi a agregação de novos conceitos, como: motivação, liderança e comunicação. A abordagem comportamental se desenvolveu por volta de 1950, nos Estados Unidos, trazendo novos conceitos e variáveis para a teoria administrativa, principalmente, devido ao desenvolvimento das ciências comportamentais, e da Psicologia organizacional. Na verdade, o clima organizacional influencia o estado motivacional das pessoas e é por ele influenciado. A burocracia busca amenizar as influências externas à organização, harmonizar a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades através da competência e eficiência, sem considerações de ordem pessoal. Os incentivos podem ou não estar relacionados ao desenvolvimento e crescimento da organização.[1]. [3], Porém, como afirma Chiavenato, a teoria de Maslow nunca foi confirmada pelos pesquisadores, e muitas pesquisas já até a anularam. Um dos maiores erros das organizações é pregar uma cultura moderna e, no dia a dia, ter regras e exigir comportamentos antiquados, por exemplo, divulgar que apoia a qualidade de vida do colaborador, mas não permitir uma jornada flexível para que o profissional cuide da saúde física e mental. Bernard Bass argumenta que, "desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes, o quê e porquê eles … A teoria comportamental é importante e definitiva, principalmente, pelo fato de seus melhores autores terem desenvolvido uma grande quantidade de pesquisas apresentadas de forma clara, tornando-se bastante conhecidas. Para que estes incentivos realmente ajudem a organização a atingir seus objetivos, é necessário que os funcionários percebam que esses estímulos são vantajosos a ponto de compensar o esforço extra e estão relacionados aos objetivos que devem ser atingidos.