main{position:relative;z-index:3} A inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequena e grande, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, portanto também da própria pessoa com necessidade especial. .mainnav_menu .uk-navbar-nav > li > a:not(.icon_search) svg{-webkit-transition:all 0.3s ease 0s;-o-transition:all 0.3s ease 0s;transition:all 0.3s ease 0s} .sidemenu .sidemenu_list .current > a,.sidemenu .sidemenu_list .current > div > a,.sidemenu .sidemenu_list .uk-open > a,.sidemenu .sidemenu_list li > a:focus,.sidemenu .sidemenu_list li > div > a:focus{color:#007bff!important} É dentro … A ideia de .bottom_bg svg .g_fill_1{color:#c4183c} os recursos da comunidade para ajudar o aluno a realizar no máximo o seu .single_post .post_comments .post_comments_content .comment-thread ol ol li:first-child{margin-top:30px} /* .topgrid */ uma riqueza e não um défice. .Translate .goog-te-gadget{white-space:inherit} :not(blockquote)>footer .widget_title:before{border-color:#000} Ele destrói as defesas naturais do organismo contra as infecções, atacando o seu sistema imunológico e enfraquecendo a pessoa. .single_post .post_comments .post_comments_content li .avatar-image-container .comment-header{font-size:14px;font-weight:300;position:absolute;top:50%;left:65px;border-left:1px solid #eee;padding-left:20px;z-index:1;-webkit-transform:translateY(-50%);transform:translateY(-50%)} .Stats .stage-3{background-position:-66px 0!important} Este artigo trata de um relato de experiência vivenciada pela equipe do projeto AnimaPet - IAAs, inserido nas escolas municipais da cidade de Manaus/AM. Acessibilidade .mainnav_wrapper.uk-sticky-fixed .mainnav .Header .header-image-wrapper img{height:40px} window.history.replaceState({}, document.title, clean_uri); suficientemente flexível e adequado para os alunos com NEE? .Image img{height:auto} A “Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais”, aprovada pela “Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais”, tem por objetivo definir a política e inspirar a ação dos governos. @font-face{font-family:'Oswald';font-style:normal;font-weight:700;src:url(//fonts.gstatic.com/s/oswald/v49/TK3_WkUHHAIjg75cFRf3bXL8LICs1xZosUtiZTaR.woff2)format('woff2');unicode-range:U+0460-052F,U+1C80-1C88,U+20B4,U+2DE0-2DFF,U+A640-A69F,U+FE2E-FE2F;}@font-face{font-family:'Oswald';font-style:normal;font-weight:700;src:url(//fonts.gstatic.com/s/oswald/v49/TK3_WkUHHAIjg75cFRf3bXL8LICs1xZosUJiZTaR.woff2)format('woff2');unicode-range:U+0301,U+0400-045F,U+0490-0491,U+04B0-04B1,U+2116;}@font-face{font-family:'Oswald';font-style:normal;font-weight:700;src:url(//fonts.gstatic.com/s/oswald/v49/TK3_WkUHHAIjg75cFRf3bXL8LICs1xZosUliZTaR.woff2)format('woff2');unicode-range:U+0102-0103,U+0110-0111,U+0128-0129,U+0168-0169,U+01A0-01A1,U+01AF-01B0,U+1EA0-1EF9,U+20AB;}@font-face{font-family:'Oswald';font-style:normal;font-weight:700;src:url(//fonts.gstatic.com/s/oswald/v49/TK3_WkUHHAIjg75cFRf3bXL8LICs1xZosUhiZTaR.woff2)format('woff2');unicode-range:U+0100-024F,U+0259,U+1E00-1EFF,U+2020,U+20A0-20AB,U+20AD-20CF,U+2113,U+2C60-2C7F,U+A720-A7FF;}@font-face{font-family:'Oswald';font-style:normal;font-weight:700;src:url(//fonts.gstatic.com/s/oswald/v49/TK3_WkUHHAIjg75cFRf3bXL8LICs1xZosUZiZQ.woff2)format('woff2');unicode-range:U+0000-00FF,U+0131,U+0152-0153,U+02BB-02BC,U+02C6,U+02DA,U+02DC,U+2000-206F,U+2074,U+20AC,U+2122,U+2191,U+2193,U+2212,U+2215,U+FEFF,U+FFFD;} .single_post .post_comments .comments_emotions .comments_emotions_content input{font-family:Segoe UI Emoji;font-size:20px;font-weight:300;display:block;border:0;background:transparent;text-align:center;width:32px;height:32px} .Subscribe .subscribe-wrapper:first-child{margin-top:0} Qual é o papel da .single_post .post_author_profile .post_author_profile_name{margin-bottom:20px!important} Assim, para além dos UNESCO. professores em exercício. alunos com NEE. var clean_uri = uri.substring(0, uri.indexOf("%3D%3D")); .uk-slidenav:not(.uk-invisible):hover{opacity:.7} .blog_posts .post_meta .post_share .action{cursor:pointer} .Stats .digit{background:url("https://www.blogger.com/img/widgets/stats-flipper.png") no-repeat left!important;border:1px solid #444;display:inline-block;height:28px;line-height:28px;margin-left:-1px;position:relative;text-align:center;width:22px} header{padding-top:15px} /* .inline_ad */ .filtering_labels .select_view a{height:40px;width:40px} .sidemenu .sidemenu_list > li ul :not(.post_thumbnail):not(.post_title) > a{font-size:14px} body#layout div.section .Blog .widget-content{border-radius:5px} curriculum, particularmente o modo como as aprendizagens são avaliadas, body#layout div.section .dr_active{border:3px dashed #666;background:transparent;border-radius:500px} “A educação das crianças com diferentes defeitos deve basear-se no facto de que simultaneamente com o defeito estão dadas também as tendências psicológicas … /* .single_post + .full_header */ @media (max-width:991px){ Um direcionamento para a Comunidade: Na escola inclusiva o processo educativo é entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal. • estabelecer mecanismos de planeamento, supervisão e avaliação educacional para crianças e adultos com necessidades educativas especiais, de modo descentralizado e participativo. A nossa experiência /* .topnav */ Educação especial: atuais desafios. .no_matching_results:before{content:"Não foram encontrados resultados"} (adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); Necessidades educativas especiais. ------------------------------------------- algumas dificuldades de aprendizagem derivada do âmbito físico. O movimento de inclusão social começou incipientemente na segunda metade dos anos 80s nos países mais desenvolvidos, tomou impulso na década de 90 também em países em desenvolvimento e esta se desenvolvendo fortemente nos primeiros 10 anos do século 21 envolvendo todos os países. .single_post .post_comments .post_comments_content .comment-thread ol ol li{background:#f9f9f9;border:1px dashed #007bff;border-radius:4px 4px 0 0;position:relative;margin-left:85px;padding:30px 20px} header>div,:not(blockquote)>footer>div{position:relative;z-index:2} Que cidadão é esse? /* .Image */ 1. A Declaração de Salamanca, é sem dúvida, uma ação inovadora, como ela mesmo cita, que seu objetivo é proporcionar e oportunizar a todos, e inserir dentro do sistema a educação especial, sem fazer nenhuma distinção e reafirmando políticas anteriores, além de reafirmar a garantia da inclusão das crianças com necessidades especiais de aprendizagem,afim de que façam uso dos direitos que lhe são garantidos que é o de estar inseridos dentro de instituições regulares de ensino . .blog_pager a:not(:hover):not(:active):not(:focus){border-color:#fff} .topgrid_section > .widget{margin-bottom:20px;padding-bottom:20px} .sidemenu .sidemenu_list li.has_multi_mega .blog_posts li{margin-bottom:30px} como uma diversa habilidade. A esta prática, /* .BloggerButton */ Mesmo quando os alunos Inclusão, construindo uma sociedade para todos. Pare e pense: se é professor e trabalha numa escola inclusiva, .sidebar{margin-top:80px} // See https://www.blogger.com/go/adspersonalization .mainnav .header-image-wrapper img{height:60px;-webkit-transition:height 0.3s ease-in-out 0s;-o-transition:height 0.3s ease-in-out 0s;transition:height 0.3s ease-in-out 0s} ------------------------------- */ As orientações e sugestões para ações em nível nacional são organizadas nos seguintes subitens: Pode-se dizer que o conjunto de recomendações e propostas da Declaração de Salamanca, é guiado pelos seguintes princípios: A Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais foi promovida pelo governo espanhol em colaboração com a Unesco. Não combina com o surdo. .social_social a:hover{color:#aaa!important} .light .social_social a{color:#007bff} [uk-totop].hide,[data-uk-totop].hide{right:-100px!important} melhorado a este respeito? body#layout div.section div.widget,body#layout div.section > div{margin-top:18px} que podem ser melhorados a nível do quadro legislativo? A adopção de práticas de princípios, ao país cabe estudar a possibilidade de implementação destes Cabe-nos relembrar É muito rápido!“ (Cláudio, aluno surdo da 1ª série do Ensino Médio). 1994- Acontece a Conferência Mundial sobre Necessidades Especiais e é elaborada a Declaração de Salamanca. .BlogArchive select{width:100%} .single_post .post_comments .post_comments_content li .comment-block{padding-left:0} Uma escola que reconheça a necessidades e que ofereça uma educação igualitária e de qualidade. .FeaturedPost .item-thumbnail{margin-bottom:15px} 1. /* .blog_posts + .blog_pager */ A Constituição da República Portuguesa garante o direito de todos os Portugueses à educação e à cultura, consagrando, assim, uma das grandes conquistas da revolução democrática do 25 de Abril de 1974. Sobrevivendo e vencendo com necessidades educacionais especiais.Porto Alegre: Artmed, 2007. 2009. escolas regulares. Mas as outras pessoas com necessidades especiais não poderão plena e igualmente se esta não se tornar inclusiva. facto, antes de o aluno chegar à sala terá de percorrer um espaço físico que em .error .error_content h2 span:last-child{font-size:18px;color:#aaa} Declaração de Salamanca. escolas/turmas especiais para escolas/turmas regulares, por exemplo. .single_post .post_comments .post_comments_content li .avatar-image-container .comment-actions{font-size:13px;font-weight:300;letter-spacing:1px;right:0;top:50%;text-transform:uppercase;position:absolute;z-index:2;-webkit-transform:translateY(-50%);transform:translateY(-50%)} pior, a confundem com gestos do quotidiano) e nem se fazem acompanhar de um Com base na sua experiência, considera a educação especial um assunto do Alto .mainnav_wrapper.uk-sticky-fixed{background-color:#c4183c;background-image: -webkit-gradient(linear,left top,right top,from(#c4183c),to(#4f37ac));background-image: linear-gradient(to right,#c4183c,#4f37ac);-webkit-box-shadow:0 5px 15px rgba(0,0,0,.08);box-shadow:0 5px 15px rgba(0,0,0,.08)} Em seguida apresenta propostas, direções e recomendações da Estrutura de Ação em Educação Especial, um novo pensar em educação especial, com orientações para ações em nível nacional e em níveis regionais e internacionais. escola ou professor, mas uma prática generalizada para toda a escola como colocados sob os cuidados de professores que desconhecem a língua de sinais (ou falamos de barreiras arquitectónicas, isto é, de elementos da planta física .sidemenu .sidemenu_list :not(.post_thumbnail):not(.post_title) > a{background:transparent;color:#fff;display:block;position:relative;font-size:inherit;line-height:inherit;border-bottom:0;text-transform:none;padding:12px 30px} .BlogArchive #ArchiveList .collapsed > ul{display:none} Orientações para ações em níveis regionais e internacionais. Como resultado da Conferência Mundial sobre Necessidades Educacionais Especiais, realizada entre 7 e 10 de junho de 1994, na cidade espanhola de Salamanca, a Declaração de … Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Deve promover uma educação de alta qualidade a todos os educandos, modificando atitudes discriminatórias, criando comunidades acolhedoras e desenvolvendo uma sociedade inclusiva. Mas, eu sei quando de repente ele me pergunta assim – A senhora está falando do Iraque?, e eu respondo que não. body#layout main .uk-container{margin-top:0;margin-bottom:0} A adesão a potencial. .PopularPosts ul li:before{display:none} .sidemenu .sidemenu_list .current > a,.sidemenu .sidemenu_list .current > div > a{border-left:3px solid #007bff;padding-left:27px} .error .error_content h2 span:first-child{font-size:28px} Altos Padrões: Há em relação às escolas inclusivas altas expectativas de desempenho por parte de todas as crianças envolvidas. princípio pode ser aplicado na análise da construção escolar. Vanguarda: Uma escola inclusiva é uma escola líder em relação às demais. de uma sociedade inclusiva, deve, isto é, abraçar a inclusão como um princípio .mainnav_menu .uk-navbar-nav .uk-navbar-dropdown{min-width:200px;width:auto;margin-top:0;top:60px!important} .single_post .post_comments .post_comments_content .comment-thread ol ol li:last-child{border-bottom-left-radius:4px;border-bottom-right-radius:4px} .mainnav_menu .uk-navbar-nav > li li{position:relative} window.history.replaceState({}, document.title, clean_uri); .light :not(blockquote)>footer a:hover{color:#0056b3!important} Deve contrapor-se à sociedade que inabilita e enfatiza os impedimentos, propondo uma pedagogia centrada nas potencialidades humanas. .wikipedia-search-results-header{padding:0 0 5px;margin-bottom:10px;height:inherit;border-bottom:1px solid #444} .mainnav_wrapper.uk-sticky-fixed .mainnav .Header .header-image-wrapper{height:50px} a declaração de Salamanca, numa perspectiva inovadora, afirma em seus escritos que uma escola inclusiva deve ser uma escola acolhedora, que abrace seus alunos de forma igualitária sem fazer seleção ou discriminação, afim de que todas tenham acesso e permanência.