A sala de recursos multifuncionais ajuda a promover a inclusão na escola, além de fornecer condições de acesso à aprendizagem aos alunos da Educação Especial. I) O AEE pode ocorrer fora do espaço escolar, assim, a frequência do aluno matriculado no ensino básico será garantida com o . O Mobiliário para composição das salas de recursos multifuncionais tem por objetivo facilitar a formação, renovação e padronização dessas salas no país, garantindo qualidade e conforto para estudantes e professores nas escolas da rede pública de educação básica.. A licitação realizada pelo FNDE se baseia na prerrogativa do governo federal de realizar um único processo de . Ative as notificações e fique por dentro das novidades, Todos os direitos reservados - SAS Plataforma de Educação, Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. : informe no e-mail o CNJ da UEx e o Código INEP da escola, e quando for o caso, envie um print da tela apresentando o erro/inconsistência sobre o qual você deseja obter informações, com uma breve descrição da situação, para facilitar a pesquisa nos sistemas e a elaboração pontual das repostas. Este texto é disponibilizado nos termos da licença. sala multifuncional Marcélia Amorim Cardoso Salas de recursos [1] Instituto Consciência GO Documento orientador do programa implantação de salas de recursos Carlos Junior Advertisement Slideshows for you (20) Slides sala de recursos 2012 margaretreis Garanta sua Matricula com preço de Black Friday. ), Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa nas salas de recursos multifuncionais. São salas com materiais diferenciados e profissionais preparados especificamente para o atendimento às diversas necessidades educativas especiais dos educandos.[2]. Especializado na Sala de Recursos Multifuncionais O estudante com o Transtorno do Espectro Autista conta atualmente com diversos meios de tecnologias que contribuem para o seu desenvolvimento social, cognitivo, físico e motor. Promove a discussão referente à modalidades de Educação . as salas de recursos multifuncionais são dispositivos de um programa do ministério da educação do brasil que fornece alguns equipamentos de informática, mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos para a criação de salas destinadas a integrar alunos com necessidades especiais nas escolas públicas regulares por meio da política de educação … Brasília, 2008. Em consonância, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, em 2006, ratificada pelo Brasil, pelos Decretos 186/2008 e 6949/2009, com efeito de emenda constitucional, declara a efetivação do direito de pessoas com deficiência à educação, em um sistema que seja inclusivo em todos os níveis. Considera que a Educação Especial, como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, é parte integrante da educação regular, devendo ser prevista no Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar. Artigo de - A sala de recursos multifuncionais é um espaço para a realização do atendimento educacional especializado de alunos que apresentam, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente. E isso pode ser benéfico para todos os alunos da escola. Alunos que evidenciam altas habilidades/superdotação e que apresentam uma grande facilidade ou interesse em relação a algum tema ou grande criatividade ou talento específico. O Município de Santa Maria tem 40 salas de recursos multifuncionais onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado por meio do desenvolvimento de estratégias de aprendizagem, centradas em um novo fazer pedagógico que favoreça a construção de conhecimentos pelos alunos, subsidiando-os para que desenvolvam o currículo e participem . Atualmente, a oferta desse material ocorre principalmente por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola Interativo (PDDE Interativo). As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos …. Às escolas e entidades que atendem aos critérios para implantação de salas, o MEC pode atuar: O programa possui, contudo, alcance limitado – mais do que a falta de recursos financeiros, é preciso considerar o número de escolas e sistemas de ensino no país, ainda que estejamos nos referindo apenas à oferta de educação pública de âmbito federal. Assine nossa newsletter e não perca nenhum post! Conheça outros cursos que oferecemos para complementar seus estudos. Epub 07 Out 2011. Embora, grosso modo, muitos ainda vejam tais salas como sendo apenas recintos com "mais equipamentos" do que . + Mapa de evidências: Salas de Recursos Multifuncionais. A sala de recursos multifuncionais é um espaço para a realização do atendimento educacional especializado de alunos que apresentam, ao longo de sua aprendizagem, alguma necessidade educacional especial, temporária ou permanente. Você precisa fazer o login para publicar um comentário. Em âmbito nacional, essas salas são amparadas pelos seguintes marcos normativos: Portaria normativa nº 13/2007, que dispõe sobre a criação do “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”. Aquisição de Salas de Recursos Multifuncionais. Ele é realizado em parceria com a Fundação Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (FEAC). o programa dispõe sobre a destinação de recursos financeiros para equipar salas de recursos multifuncionais e bilíngues de surdos, destinadas ao atendimento educacional especializado, visando à aquisição ou adequação de itens que compõem essas salas, nos moldes operacionais e regulamentares do programa dinheiro direto na escola, às escolas … A Mesa Digital Interativa EDUC PLAY é um recurso tecnológico com +100 jogos educativos que atende crianças com diversas necessidades especiais, que visa trabalhar principalmente em Sala de Recursos, Instituições como Apaes e Clínicas de Reabilitação. 1. ISSN 1980-5470. https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000400006. a sala de recurso tem como meta, dar aos alunos uma condição de atendimento com aprendizado diversificado e os métodos que ela oferece, e para que as atividades sejam desenvolvidas são. O objetivo é eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e participação discente no processo educativo. (BRASIL, 2010). Professores voltados ao AEE, junto com a gestão das escolas, são os responsáveis pela organização, manutenção e uso das salas de recursos multifuncionais – para tanto, devem possuir formação específica e centrada na utilização dessas ferramentas, no melhor aproveitamento para alunos. Olá. O presente artigo traz uma discussão sobre o papel das Salas de Recurso Multifuncionais, como uma das principais estratégias da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, mas que apresenta suas limitações no que tange à promoção da inclusão se não articulada a outras ações e ao envolvimento coletivo neste processo. Salas de recursos multifuncionais: Revisão de artigos científicos. Home. Porém, é preciso ter em mente que as salas de recursos multifuncionais podem contemplar a livre circulação dos estudantes, despertando o interesse e fornecendo atividades para os alunos regulares, de modo que a integração seja trabalhada na prática. Os autores Alves e Andrade (2015) classificam as salas em dois tipos: O presente texto traz, de forma mais clara e objetiva conceitos da sala de recursos multifuncionais e seus objetivos, ações e critérios para implantá-la, composição e público-alvo, para tanto, foram consultados vários artigos científicos, o Decreto N° 6.571/08 e o Manual de Orientação que é o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais, instituído pelo MEC/SEESP. A Educação Especial, modalidade de ensino, exige que a escola regular se organize de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências. Atividades para colorir os desenhos sobre o dia da saudade, Atividades para trabalhar a coordenação motora com alimentos, Atividades sobre o Ano Novo Chinês para pintar, Atividades sobre a Covid-19 para educação infantil, Atividades sobre a Covid-19 para imprimir, Na aquisição de recursos que compõem essas salas, No monitoramento e instalação dos itens nas escolas, Na formação continuada de professores para uso desses recursos, Na orientação de sistemas de ensino para organizar e oferecer condições de AEE, Elaborar, executar e analisar planos de AEE para alunos, Definir cronogramas e atividades para esse atendimento, Organizar estratégias de pedagogia com base nos recursos disponíveis, Ensinar e desenvolver atividades atinentes ao campo de AEE, como o ensino de Libras, Braille, comunicação alternativa, português e gramática para surdos, entre outros, Acompanhar a usabilidade e funcionalidade dos recursos de tecnologia assistiva em salas comuns e também de recursos multifuncionais, Articular estratégias com professores de classes comuns, Realizar a interface com áreas de saúde, assistência social e afins, Orientar professores regulares e famílias a respeito dos recursos especiais e multifuncionais disponíveis. Como a Política Pública, que viabiliza a implantação do AEE – Atendimento Educacional Especializado, fará aporte entre a equipe pedagógica das turmas regulares e seus gestores e os professores do AEE – Atendimento Educacional Especializado, quando estes não estiverem alocados em suas unidades de origem? A grande característica da AEE é pensar recursos pedagógicos que possa contemplar aqueles alunos que possuem deficiência e, assim, fazer com que eles possuam uma vida escolar normal, já que estes recursos conseguem eliminar as dificuldades de acessibilidade e garantem a inclusão total destes alunos, que precisam apenas …, A Sala de Recursos Multifuncional tem por finalidade atender pedagogicamente alunos com necessidades educativas especiais, suplementando e flexionando o Currículo do Ensino Regular, aferindo cada situação, recepcionando-os individualmente ou em pequenos grupos, em sala de aula, dando apoio complementar aos professores …. As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos …. As salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A Constituição Federal de 1988, já definia em seu artigo 205 que a educação é um direito de todos e garantia, por meio do artigo 208, o direito a atendimento educacional especializado. Entre eles está a universalização do ensino regular aos jovens de 4 a 17 anos, portadores de deficiência, transtornos globais ou superdotação. Dúvidas sobre -> registro de prestação de contas do PDDE e Ações Integradas (lançamento de dados), solucionar pendências em prestações de contas do PDDE e Ações Integradas, no Sistema de Gestão de Prestação de Contas – SiGPC (Contas Online), você pode entrar em contato pelo e-mail: assessoria.cgapc@fnde.gov.br. Elaborando atividades em que ele possa ser naturalmente incluído. Aviso. MATERIAL DA AULA E INFORMAÇÃO EXTRA AVALIAÇÃO Cursos Relacionados. Com um vasto conteúdo didático e pedagógico específico de inclusão, para atender o aluno com deficiência. Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem. Em 2008, foi instituída a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEEPI), orientando os sistemas de ensino a garantirem acesso ao ensino regular (nas escolas comuns), com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino e oferta do atendimento especializado de maneira complementar, bem como todo apoio necessário para a remoção de barreiras à aprendizagem. A Oferta é válida até 31 de Dezembro ( Clique Aqui ). Pedagogia Legislação da Educação , Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica , Educação Especial - Leis, Tratados e Normas Especiais ( assuntos) Ano: 2017 Banca: UTFPR Órgão: UTFPR Prova: UTFPR - 2017 - UTFPR - Pedagogo. "As salas de recursos multifuncionais têm a lógica de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades para promover condições de acesso, aprendizagem e participação no ensino regular. O lançamento do “Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais” foi um passo decisivo para se efetivar a realização do AEE em espaços específicos. Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000, Implantar Salas de Recursos Multifuncionais Este contexto permitiu a criação da sala de recursos multifuncionais. As aulas ocorrem no contra-turno escolar. {{#message}}{{{message}}}{{/message}}{{^message}}Seu envio falhou. Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência ao navegar por nosso site. Elas podem ser físicas, orçamentárias, gestionárias, atitudinais. A sala de recursos multifuncionais expressa grande fortalecimento pedagógico desde que os profissionais sejam preparados e habilitados para desempenhar a função. As eventuais alterações no Plano de Atendimento, as circunstâncias e os fatos motivadores admitidos deverão ser objeto de registro em atas a serem anexadas nas respectivas prestações de contas a serem submetidas à EEx. recursos multifuncionais, o MEC/SEESP realiza as seguintes as ações: Aos gestores dos sistemas de ensino cabe definir quanto à implantação das. A sala de recursos multifuncionais é equipada com recursos tecnológicos que dão suporte à organização e à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), proporcionado complementar ou suplementarmente ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação que está matriculado no ensino regular, de modo a garantir as condições de acesso, participação e aprendizagem necessárias para seu desenvolvimento. Esta página foi editada pela última vez às 21h46min de 25 de setembro de 2017. Manual de Orientação do Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais.