CAMINHOS [exposição | palestras]

CAMINHOS – volta ao mundo de bicicleta

A exposição traz os registros de uma aventura sobre duas rodas pelos cinco continentes. Com a volta ao mundo, o arquiteto mineiro Argus Caruso Saturnino realizou o “Pedalando e Educando”, um projeto de educação a distância que consiste em buscar na aventura uma estratégia de incentivo para o aprendizado. Em dezembro de 2001 partiu de Cordisburgo, Minas Gerais, para uma viagem norteada por utilizar-se de rotas que potencializam o interesse pela História, Geografia e o dia a dia dos locais visitados. Em três anos e meio, pedalou mais de 35 mil quilômetros, passando por 28 países.

Mais que meramente travar contato com sociedades e culturas distantes, a exposição revela um olhar que se propôs a viajar no tempo. A eleição de uma velocidade contemplativa, de deslocamento gerado por energia humana, permitiu ao aventureiro transitar profundas dimensões do presente e se familiarizar com o estado de transição, retratando o encontro entre povos, paisagens, culturas. Quando estou inseguro do caminho, diminuo a velocidade. Observo mais. Se preciso, paro e volto. O sistema em que submergimos precisa dessa desaceleração, de uma retribalização evolucionária. Comenta Argus, que hoje se dedica a pesquisar modelos de habitação, cultivo e deslocamento utilizando energia limpa, com foco no máximo proveito dos recursos naturais, ambientais e humanos.

Escolher as fotos para esta exposição foi como viajar novamente. Reler uma experiência já com outro olhar – o olho do tempo que se abre com a reflexão do feito.

A mostra traz o ângulo ao contrário – vendo a foto sendo vista. Um olhar de criança para fotos na altura das crianças e um olhar de seus olhares nas janelas de luz. Um convite para percorrer imagens vistas sobre duas rodas, por um ângulo sem pressa, explorando cada cor do caminho. Assim vi o mundo: cheio de vida numa quase overdose de imagens.

Aqui está o mais completo material que consegui produzir até o momento. Um exercício de vários anos buscando compilar em livro, vídeos, fotos e textos, uma sensação que nem mesmo eu consegui entender… e acredito que nem tudo deve ser entendido. Por isso, busquem se perder, mudem as perspectivas e, com um novo olhar, procurem a beleza em todos os Caminhos. Com certeza encontrarão.

Argus Caruso Saturnino (Belo Horizonte, 1974)
Formou-se em arquitetura pela UFMG em 2000 e trabalhou em escritórios no Brasil, na Espanha e na Bélgica, rodou pela Europa e África com a mochila nas costas e atravessou o oceano Atlântico velejando, refazendo a rota de Pedro Álvares Cabral, na regata Brasil 500 anos.
Entre 2001 e 2005 fez uma volta ao mundo de bicicleta com o projeto pedalando e educando.
Atualmente, trabalha com arquitetura e construção no Rio de Janeiro e faz mestrado sobre uso de materiais naturais (bambu, terra crua, fibras, resinas, etc) na PUC-Rio.

A PRÓXIMA ALDEIA

Meu avô costumava dizer: “A vida é espantosamente curta. Para mim ela agora se contrai tanto na lembrança que eu por exemplo quase não compreendo como um jovem pode resolver ir a cavalo à próxima aldeia sem temer que – totalmente descontados os incidentes desditosos – até o tempo de uma vida comum que transcorre feliz não seja nem de longe suficiente para uma cavalgada como essa”.

F. Kafka – trad. M. Carone

Acesse: www.arguscaruso.com.br canadian pharmacy Bupropion