ESPANCA! | O LÍQUIDO TÁTIL

Um núcleo familiar dialoga sobre as artes, o ato teatral, e alguns desejos violentos que perseguem o homem. O espetáculo é fruto de uma parceria entre o espanca! e o diretor argentino Daniel Veronese. O processo começou com o evento ‘Encontro Tátil’; e seguiu com uma residência do grupo em Buenos Aires, Argentina. No texto, escrito por Veronese em 1997, taras, vícios e violências permeiam uma família estranhamente realista.

Grupo teatral Espanca!

Sediado em Belo Horizonte (MG), o Espanca! foi fundado em 2004 e desde então produziu trabalhos ancorados na busca por uma arte contemporânea que reavalie ética e conceitualmente sua linguagem; trabalhos que buscam um teatro preocupado, em mesma medida, com a pesquisa e a comunicação, acreditando que para isso é necessário reavaliar e revalidar o conceito de “comunicação com o público”. Com os espetáculos “Por Elise”, “Amores Surdos”, “Congresso Internacional do Medo” e “Marcha para Zenturo”, o grupo criou um repertório de textos originais escritos por Grace Passô. Repertório que revê códigos do acontecimento teatral, que busca construir uma arte de gênero híbrido com peças que não são somente trágicas ou cômicas, que procura representar o homem sem reduções facilitadoras de sua condição.

Daniel Veronese
Diretor e dramaturgo, Daniel Veronese iniciou sua carreira como ator e marionetista. É um dos fundadores do grupo El Periféricos del Objetos, companhia com uma pesquisa fundamentada na integração entre atores e objetos. Baseando seu trabalho na atuação e na busca pela síntese dos efeitos da cena, Veronese é hoje uma referência da produção contemporânea nos circuitos teatrais do mundo, sendo autor de uma ampla obra publicada e dirigida.

FICHA TÉCNICA:
Texto e Direção: Daniel Veronese
Atores: Grace Passô (Nina Hagëken), Gustavo Bones (Michael Expósito) e Marcelo Castro (Peter Expósito)
Tradução do Texto: Gustavo Bones
Concepção de Cenografia, Luz, Vídeo e Trilha Sonora: Daniel Veronese
Cenotécnico: Nilson dos Santos
Iluminação: Edimar Pinto
Edição de Vídeo: Fábio Gruppi
Figurino: Espanca!
Coordenação de Produção: Aline Vila Real
Assistência de Produção: Denise Leal
Realização: Espanca!
Classificação: 14 anos
Duração: 55 minutos

espetáculo realizado com recursos do Petrobras Cultural, patrocinado pela Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.