La Tristura | Matéria Prima |5, 6, 9 e 10/9

Foto: Mario Zamorra

Matéria Prima é o resultado de um longo estudo sobre a herança, a educação e o futuro que começou em 2004, e que culmina com este espetáculo, que encerra a Trilogia da Educação Sentimental. Nesta ocasião, os materiais de La Tristura – cenas, textos e ações – são  atravessados, contaminados e transformados por quarto pequenos intérpretes nascidos depois do ano de 2000.

O que esta peça propõe é ver os seres como corpos históricos e políticos desde o seu nascimento, carregados de significados. Mensageiros que em suas infinitas possibilidade de se converterem ainda em qualquer homem, nos ensinam que nós também somos crianças, nos ensinam a recordar e a pensar. Será que a consciência histórica e política dessas crianças é capaz de nos assustar? Será estranho escutá-los falar como adultos, ou será que nos dias de hoje tudo nos parece normal?

Quatro adolescentes entre 11 e 13 anos abordam questões existenciais  como a morte, a culpa, a maldade, a perda da existência, do amor, os sonhos. Temáticas adultas que  nos permeiam e mostram que somos corpos histórios e políticos desde o nascimento, dotados de significados múltiplos.

Misturando registros que vão do naturalista ao performativo, a companhia La Tristura se afirma como uma das revelações da cena teatral espanhola.

Foto: Mario Zamorra

Você tem 11 anos na Europa

É provável que você tenha filhos

Te prometeram coisas que não poderão ser cumpridas

E como te prometeram de tudo

Você também prometeu

E agora que você sabe que aqueles que te prometeram coisas

Não poderão nunca cumprir o prometido

Você também não vai cumprir

O que prometeu para eles

Eram coisas importantes

Coisas que iriam mudar o mundo

E você não vai poder cumprir

E é por isso que você está triste

É por isso que você quer morrer

Esta é a sua vida, esta e não outra é a tua vida

Você tem 11 anos na Europa

Tem um corpo manchado de história

É difícil pedir perdão se ninguém te pede antes

Quantos anos ainda de culpa?

Você é um belo jovem que enfrenta

Pela primeira vez todos os jovens

Jovem irrefreável

Se guarda o segredo

Se ficar quieto um instante

Seu modo de se mover vai fazer história

Imprensa:

A lucidez de sua visão produz uma dor que não se pode evitar e um compromisso vital que assumem com intensidade. Uma das companhias mais relevantes da nossa cena europeia.

UBU European Stages

Um trabalho paradoxalmente maduro, extraordinariamente exigente do ponto de vista formal, despojado e sem concessões, belo e íntimo.

Teatro Madrid

Uma aposta para o teatro fronteiriço, distante do mero entretenimento.

El País

Poetizam a euforia de uma juventude que arde no mesmo instante em que se vive, se pensa e se diz, como ardem seus recordos de infância, seus amores, seu desconcerto, suas esperanças.

Guia del Ocio

Foto: Mario Zamorra

Uma criação de La Tristura / Texto: Itsaso Arana, Pablo Fidalgo, Violeta Gil e Celso Giménez/ Intérpretes: Gonzalo Herrero, Siro Ouro, Irene Paniagua Bolaños e Candela Recio / Desenho de Luz e Coordenação técnica: Eduardo Vizuete/  Assistente técnico: Emílo J. Rivas Gonzales/ Assitente de direção: David Mallols/ Música original: Merran Laginestra/ Figurinos: Pedro y el Lobo e La Tristura/ Uma produção de La Tristura/ La Tristura: Itsaso Arana, Violeta Gil e Celso Giménez / Colaboram: INAEM e Festival D’Estiu Sagunt a Escena/ Agenciamento e produção no Brasil: Performas Produções / Coordenação: Andrea Caruso Saturnino / Produção executiva: Beatriz Sayad e Carol Bucek.

Duração: 75 minutos

www.latristura,.com